Rondônia

Rondônia 30/04/2019 10:51 G1 | Postado por Izabella Coelho - DRT 1587/RO

Mulheres indígenas de RO participam do Acampamento Terra Livre em Brasília

Indígenas representaram 12 etnias localizadas em RO. A 15ª edição do ATL reuniu mais de 4 mil pessoas.

O estado de Rondônia foi representado por 19 mulheres indígenas na 15ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), que terminou na última sexta-feira (26) em Brasília.

A ida delas aconteceu após a colaboração de quatro organizações que trabalham pelas causas indígenas no estado. Ao todo, o grupo que partiu de Rondônia rumo à capital federal representa 12 etnias existentes no estado: Apurinã, Arara Karo, Canoé, Karitiana, Karipuna, Kassupa, Mura, Purubora, Sakirabiar, Suruí, Tupari e Uru-Eu-Wau-Wau.

O ATL 2019 teve início no dia 24 de abril. O evento é considerado a maior conferência sobre povos tradicionais do Brasil.

Mulheres indígenas de RO vistaram Museu Nacional, em Brasília, durante o 15ª Acampamento Terra Livre.  — Foto: Pedro Bentes/G1

Durante os três dias, mais de 4 mil pessoas acamparam em Brasíliapara alertar sobre a violência e discriminação contra populações tradicionais em todo o país. O tema do evento este ano foi "Sangue indígena, nenhuma gota a mais”.

A participação massiva de mulheres ao ATL esse ano fez parte do 1º Encontro Nacional de Mulheres Indígenas que, segundo as organizações de defesa indígena, serviu de planejamento para a 1ª Marcha de Mulheres Indígenas no Brasil, prevista para acontecer em agosto desse ano.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo