Rondônia

14/01/2019 10:40 Portal P1

Grileiros invadem terras indígenas Uru-eu-wau-wau em Jorge Teixeira

Não há informações se os homens estariam armados...

A polícia militar de Governador Jorge Teixeira (RO), município do Vale do Jamari, foi informada de uma invasão de terras na linha 623 altura do km 60. Segundo informações a terra pertence a tribo de índios Uru-eu-wau-wau e fica às margens do Rio Jaru.

Ivaneide Bandeira Cardozo, que pertence a ONG Caninde de Porto Velho, foi quem informou a invasão a polícia militar. Ela estaria acompanhada de alguns líderes indígenas e confirmou se tratar de grileiros. Ivaneide disse que seriam entre 40 e 60 homens. Ela não disse se eles estariam armados.

As primeiras informações que chegaram a polícia militar, que registrou um boletim de ocorrência, era de que pelo menos 60 pessoas estariam participando da invasão das terras.

A Funai ainda não se pronunciou sobre a invasão de terra em Rondônia. A terra indígena, segundo informações, tem sido alvo de invasões de grileiros nos últimos anos.

O Ministério Público (MP) descobriu que há madeireiros trabalhando no local e segundo informações, seria com autorização dos indígena, mas isso não foi confirmado por um cacique, que de acordo com a ONG Caninde é o responsável pela tribo e terras.

As terras invadidas ficam na linha 623, às margens do rio Jaru e pertencem ao município de Governador Jorge Teixeira, que fica em torno de 326 Km da capital município que pertence ao Vale do Jamari.

Na noite de Domingo(13) por volta de 21h soltaram rojões, ainda não se sabe o porquê, uma viatura da perícia de Jaru se deslocou para a região.

Veja vídeo do Portal UOL


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo