Ariquemes (RO), 24 de agosto de 2019

Política

Ariquemes 04/05/2019 10:21 Da assessoria

Pacto pela Aprendizagem projeta avanço do IDEB em Ariquemes

Entre as ações estratégicas para melhorar a qualidade do aprendizado previsto no Pacto pela Aprendizagem – realizado entre o senador Confúcio Moura e o prefeito Thiago Flores –, uma das metas é conquistar um resultado positivo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A pauta foi tratada por eles e com suas equipes técnicasna quinta-feira (2), no Centro Administrativo Dr. Carpintero, em Ariquemes.

A proposta do projeto de pactuação é que no primeiro momento, com soluções práticas em relação à gestão de fluxo, o processo de ensino eaprendizagem aplicado de modo corretofaça com que o município alcance a meta do IDEB, e assim, avança gradativamente com ações de incentivo aos alunos e professores, e também investimentos na infraestrutura que visa proporcionar um ambiente agradável para todos. São metas de curto, médio e longo prazo.

Além de Ariquemes, o projeto é desenvolvido em Itapuã do Oeste e Porto Velho. “Fizemos um pacto pela aprendizagem e trabalhamos para mudar o perfil da educação a partir dos municípios”, disse Confúcio, ao explicar que o seu mandato como senador tem como prioridade a educação, a ciência e a tecnologia, mas não apenas em discurso. “Atuamos na prática. Resolvi deixar os pronunciamentos de lado, e encarar os municípios, conversar com os prefeitos.

O coordenador Waldo Alves explica que o objetivo do pacto é criar um projeto educacional em conjunto com os municípios. “O trabalho tem pilares bem básicos: diagnóstico, formatação de leis municipais e fomento a capacitação dos técnicos e gestores da educação, além de aplicar emendas parlamentares nos problemas verificados no seu decorrer”.

O assessorBernard Nagel, por sua vez, explica que o acordo é desenvolvido em etapas pela prefeitura de Ariquemes, com a parceria do senador. No município já ocorreu várias reuniões e foi ministrado aos professores e gestores escolares, palestra sobre análise estatística do IDEB, ocasião em que foi apresentado por eles idéias e soluções para o fortalecimento da educação.

“IDEB é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação.O pacto é construído com a sociedade. Todos entes têm que contribuir: professores, diretores, corpo técnico da escola, alunos, pais eprefeito”, declara Nagel.

Para a secretária municipal de Educação, Cleusenir Maria de Jesus, com o trabalho em conjunto – gestão municipal, participação da sociedade e o apoio do senador Confúcio Moura –, as ações serão fortalecidas. “Com esse alinhamento, teremos maior facilidade de alcançar o nosso objetivo, no caso a melhoria nos índices educacionais, estrutura e valorização do servidor”.

Por fim, o prefeito Thiago Flores ressaltou a importância do pacto pela aprendizagem não só para melhorar o IDEB, mas o conjunto como um todo, e que o apoio do senador Confúcio é fundamental nesse processo. “A educação é a ferramenta de transformação da realidade da criança e do adolescente, fazendo dele um cidadão melhor, sabedor dos seus direitos edeveres. Aqui nós temos uma responsabilidade grande com nossas crianças e estamos juntos com Confúcio nessa caminhada”, finalizou.
Assessoria de Comunicação


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo