Ariquemes (RO), 09 de dezembro de 2019

Notícias

Rondonia 04/12/2019 09:15 rondoniaovivo | Postado por Izabella Coelho - DRT 1587/RO

“Ambientalismo de resultado colocará RO em destaque” ,diz governador Marcos Rocha

Para isso, ele defende a regularização de áreas, atividades e monetização dos recursos providos pela Amazônia Legal, gerando riquezas para a população

Anualmente somas extraordinárias em dinheiro saem das florestas rondonienses de forma criminosa, são diversas as atividades ilegais dentro dessa área que é o maior patrimônio do povo rondoniense.

Nessa perspectiva, o governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (PSL), se manifestou sobre as ações que vem sendo tomadas para combater esses crimes de forma eficiente, prática e sem demagogias. 

Rocha afirmou estar alinhado coma a política do Governo Federal de projetos focados no ambientalismo de resultados. Para isso, ele defende a regularização de áreas, atividades e monetização dos recursos providos pela Amazônia Legal, gerando riquezas para a população e mantendo as bases prioritárias de preservação. 

“Transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva economicamente, integrada ao país e sustentável de forma correta é uma das metas que Rondônia vai trabalhar completamente alinhada com o Governo Federal. Estou com o Ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, apoiando e trabalhando em prol do programa ambientalismo de resultados, onde Rondônia será protagonista”, afirmou Marcos Rocha.

O meio de ação

São quatro pontos que o governo de Rondônia vem atuando dentro do projeto de ambientalismo de resultado: regularização fundiária, zoneamentos ecológico-econômico, monetização dos serviços ambientais e desenvolvimento da bioeconomia amazônica. 

Para Marcos Rocha, o trabalho de regularização das áreas, promovendo a legalidade nessas regiões vem sendo realizado de forma incansável. “Estamos trabalhando incansavelmente desde o início do ano e já tivemos resultados. Estou em constante contato com o Nabhan Garcia, vice-ministro de assuntos fundiários”, disse. 

O governador de Rondônia também deixa claro que está pronto para receber os recursos estrangeiros destinados a real valorização da Amazônia Legal, fato que não vinha acontecendo de forma efetiva nos

“É importante que todos os estados estejam alinhados para as reuniões climáticas que virão. Historicamente, o Brasil não recebeu da forma correta os recursos estrangeiros para manter a floresta preservada. A intenção é negociar valores e modelos justos, que correspondam a retornos reais para a população e preservação regional”, afirmou Marcos Rocha.

Destaque

Com essas metas de ações traçadas, o estado de Rondônia irá assumir um papel de destaque nesse tema que chama a atenção de todo o planeta, a Amazônia. 

“No 19° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, além desses pontos, finalizamos as negociações do valor de mais de 400 milhões que será trazido para a região Amazônica, oriundo do Fundo da Petrobras, apontados pela Operação Lava Jato. Alinhamos também os Protocolos para a Eficiência da Gestão Ambiental, em conjunto com procedimentos de regularidade ambiental”, finalizou o governador Marcos Rocha.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo