Geral

Alto Paraíso 15/03/2019 16:44 Autor: Alerta Rondônia

Vídeo: Proprietário de Balsa e autoridades analisam ponto de aterro para operação no rio Jamari

Ponte da RO-459 não suportou segunda cheia e foi levada pelas águas...

Após a ponte sobre o rio Jamari, na RO-459, que liga Alto Paraíso a BR-364, ter sua estrutura comprometida com as últimas cheias, o proprietário de uma balsa passou a negociar com a direção do DER a possibilidade de operação na travessia do rio.

A princípio a intenção seria na Linha C-85, no mesmo local onde era o acesso a Alto Paraíso antes da construção da ponte, porém, com o volume das chuvas no início da semana, o rio voltou a subir e a ponte voltou a ficar completamente submersa, e na medida em que as águas foram baixando, percebeu-se que a ponte já não estava mais no local, decidindo definitivamente pela operação urgente da balsa.

Na manhã desta sexta-feira (15), o deputado Adelino Follador (DEM), o engenheiro e chefe da 2ª Residência Regional do DER, Derson Celestino, e o proprietário da balsa foram ao local, onde se encontrou com vereadores e a secretária de Obras de Alto Paraíso, para definirem o local da instalação da balsa.

As autoridades analisaram os locais e, por enquanto, ficou decidido que a instalação será mesmo na RO-459, ao lado dos pilares que restou da ponte.

O DER se comprometeu em preparar as cabeceiras de acesso e embarque dos veículos. Segundo o Cesar, proprietário da balsa, a capacidade por travessia é de até quatro caminhões bi trem, garantindo a facilidade da escoação dos produtos agrícolas da região.

Sobre o preço de travessia por veículo, não houve nenhuma definição, sendo que quando iniciar a operação os motoristas poderão fazer a escolha entre utilizar a balsa ou o B-40, RO-457.

Alguns moradores que utilizam diariamente a via demonstraram insatisfação com a possibilidade de pagar o pedágio, alegando que é responsabilidade do governo. Outra preocupação é em relação a construção de uma nova ponte, “esse governo assumiu recentemente e até agora não tem passado confiança em suas ações, não quero ser pessimista mais eu acho que vamos ficar muitos anos esperando, um exemplo é a ponte do rio Massangana”, disse um morador da Linha C-85.

 

 

 


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo