Geral

Povos indígenas 14/01/2019 01:20 3 de Julho Notícias

“Uma comunidade na floresta tem outros valores que precisam ser compreendidos”, afirma líder ashaninka

Os povos indígenas acreanos estão organizados e sabem bem como realizar a gestão de seus territórios. O líder ashaninka, Francisco Piyãko, deixou isto claro para os telespectadores do programa Gazeta Entrevista, nesta semana...

“Uma comunidade na floresta tem outros valores que precisam ser compreendidos”, afirmou, mostrando que a sociedade precisa conhecer uma nova realidade de auto-sustentabilidade das comunidades. Além disso, estes grupos estão cientes da luta que é necessária diante dos últimos retrocessos que o governo Federal fez com as políticas públicas para povos originários do Brasil.

Para aqueles que acreditam que só existe miséria nas comunidades indígenas do Acre, Piyãko afirmou que estas pessoas desconhecem como vivem os povos do estado. “Quando você visita e vive em uma comunidade indígenas, você começa a perceber outra realidade. Nós trabalhamos uma gestão territorial de modo que preservamos as tradições e o modo de vida, como também trabalha o manejo sustentável dos recursos”, afirma.

Para a liderança, afirmar que uma Terra Indígena produtiva é reafirmar o preconceito com a cultura de cada povo e ir de contra a decisão dos membros das comunidades. “Não é a quantidade de recursos financeiros que se tem que vai resolver o problema de vida da comunidade. É preciso ter um processo de organização interna para dialogar com este mundo de fora, sem ter prejuízos”, explica.

Com mais de 30 anos após um novo processo de organização social, a comunidade do povo ashaninka, do Rio Amônia, apresenta resultados importantes ao lidar com as questões sociais fora da aldeia. Conseguiram acabar com a exploração de madeira ilegal que era realizada em sua terra, por grupos econômicos de Cruzeiro do Sul, e criaram projetos de manejo sustentável de seus recursos, desde a criação de tracajás como plantio de frutíferas.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo