Ariquemes (RO), 24 de agosto de 2019

Educação

Escola do Legislativo 28/01/2019 15:16 ALE/RO - DECOM - Geovani Berno

Escola do Legislativo realiza capacitação para novos parlamentares e assessores

Evento segue até quarta-feira com palestras sobre verbas indenizatórias, processo legislativo, regimento interno e organização e chefia de gabinete...

A Escola do Legislativo realiza até a próxima quarta-feira (30), no Plenário do antigo prédio da Assembleia Legislativa, capacitação para os novos parlamentares e assessores legislativos, onde está sendo apresentado os trâmites de processo legislativo e verbas indenizatórias, bem como o regimento interno e organização e chefia de gabinete.

A abertura aconteceu nesta segunda-feira (28) com o diretor da Escola, Isaque Machado, que colocou a estrutura à disposição dos parlamentares afirmando que “a Escola está de portas abertas para auxiliar na execução dos trabalhos dos parlamentares”.

O secretário geral da ALE, Arildo Lopes, em nome do presidente Maurão de Carvalho (MDB), saudou os novos parlamentares, “que estão chegando com uma vontade enorme de trabalhar”. Pediu para que aproveitem o que os instrutores têm a apresentar para que seus mandatos sejam produtivos.

Os parlamentares e assessores assistiram a um vídeo com a trajetória da Escola do Legislativo e na sequência, a primeira parte da apresentação da controladora geral da ALE-RO, Sandra Barcelos.

Sandra salientou a importância dos assessores como a primeira linha de defesa do mandato parlamentar no que tange as regras das verbas indenizatórias. “Vocês tem a função de resguardar o parlamentar e, em consonância, o Poder Legislativo”.

Na sequência, a controladora apresentou e esmiuçou as regras das verbas indenizatórias, que tem a função de ressarcir ao parlamentar os gastos mensais realizados na execução do mandato. Neste primeiro momento, que também terá continuidade na terça e quarta-feira, falou sobre a verba geral.

O deputado estadual eleito, pastor Alex Silva (PRB) salientou que para o primeiro mandato sua expectativa é de realizar um bom trabalho e representar bem o Estado, lutando pelas causas da educação, social, saúde e segurança.

“Para mim é um privilégio receber este curso, pois é um aprendizado, orientações com pessoas experientes e técnicas que vão nos ensinar a executar bem o trabalho nestes quatro anos”, exaltou o parlamentar.

O deputado eleito Chiquinho (PSB) disse que o curso vai possibilitar a realização de um mandato decente, honesto para dar orgulho ao povo de Rondônia.

“Queremos fazer no mandato projetos de desenvolvimento para Rondônia, com geração de emprego e renda, incentivando o setor produtivo, que gera muita riqueza no campo e na cidade, sem esquecer da educação que é a mola propulsora para o desenvolvimento”.

Outro deputado eleito e presente na capacitação, Ismael Crispim (PSB), da região de São Miguel disse de sua satisfação em ter sido conduzido pela população a este mandato. Sua expectativa é o de realizar grandes debates junto aos demais parlamentares e transformar o sonho possível.

Sobre o curso afirmou que o conhecimento não ocupa espaço. “Ninguém sabe tudo e é importante trazer as discussões e tirar as dúvidas para a realização de um mandato muito efetivo”, concluiu Crispim.  

A capacitação segue hoje no período da tarde com o curso sobre processo legislativo, regimento interno e organização e chefia de gabinete, com o facilitador Laércio Fernandes. Na terça e quarta terão prosseguimento os temas abordados desta segunda, sempre das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

 


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo