Agronegócio

ARIQUEMES 10/07/2019 17:07 Da assessoria

Produção de peixe em Rondônia segue em alta e chega a 95 mil toneladas/ano

Com um crescimento de 8,63% nos últimos três anos, a produção de peixe em Rondônia segue fomentando a economia. Os dados foram divulgados nesta semana pelo Governo de Rondônia em seu portal oficial.

 

Em 2016 a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sedam) registrou 14.544 hectares de espelho-d’água destinadas para a criação de peixes. Já em 2018 foram registrados 15.800/ha.

 

Com base nesses dados, o Governo de Rondônia faz uma projeção de produção de 95.534,37 toneladas ao ano. O Estado possui 4.308 empreendimentos cadastrados e licenciados exclusivamente para comercialização e produção.

 

A gerente de aquicultura e pesca da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Maria Mirtes Pinheiro, destacou que o crescimento nesses últimos anos foi sustentável e mostra que a cadeia produtiva está se consolidando em Rondônia.

 

TAMBAQUI DA AMAZÔNIA

O presidente da Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (ACRIPAR), Francisco Hidalgo Farina, comemora os resultados alcançados e lembra que no mês de agosto o peixe de Rondônia vai ter projeção nacional com a realização do primeiro Festival Tambaqui da Amazônia, que vai ser realizado na Esplanada dos Ministérios. “Estamos trabalhando em parceria com várias organizações para levarmos para a mesa da população do Distrito Federal uma experiência gastronômica de uma proteína saudável”, destaca.

 

O Festival Tambaqui da Amazônia vai ser realizado no dia 7 de agosto na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O evento foi anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro e o Secretário Nacional da Pesca Jorge Seif em uma transmissão ao vivo nas redes sociais do presidente da república.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo